Na produção pecuária, os custos com alimentação giram em torno de 50% a 60% do total das despesas da propriedade. Portanto, quanto mais eficiente for esse processo, mais eficiente será a produção e sua margem de lucro. O essencial é sempre pensar em estratégias para otimizar os custos.

Para formular uma dieta que atenda às exigências nutricionais e produtivas dos animais, são necessários ingredientes como concentrados, volumoso, macro e microminerais e aditivos (vitaminas, enzimas, prebióticos e probióticos). 

Uma dieta é a mistura de volumosos (silagem, capim verde picado, feno) com farelos (concentrados energéticos e proteicos), minerais e vitaminas. Ao formular uma dieta, deve-se levar em consideração várias situações como: categoria animal trabalhada, fase produtiva, custos dos insumos, ou seja, otimize os gastos com alimentação.

Fique atento às características da dieta

Em caso de alimentos formulados com silagens, é indicado monitorar a sua umidade semanalmente. Fique atento à relação concentrado:volumoso. 

Produção de leite (Kg dia) % Concentrado %Volumoso
Até 14 30 – 35 65 – 70
14 a 23  40 60
24 a 35 45 55
36 a 45 50 – 55 45 – 50
Acima de 45 55 – 60 40 – 45

Adaptado Embrapa, 2003

Outro ponto importante é fornecer água fresca e de qualidade. O consumo varia em função dos alimentos fornecidos, temperatura e condição fisiológica. Para bovinos de corte, é considerada uma exigência de 10 a 12 litros de água para cada 100 kg de peso vivo (PV). Já para vacas de leite é estimado um consumo de 2 a 4 litros de água para produzir 1 litro de leite. Estudos indicam que esse consumo pode chegar até 8,5 litros para produção de 1 litro.

Conheça os alimentos disponíveis na sua região

Investir em fontes de alimentos locais ajudará na redução de custos com transporte e armazenamento. A utilização de subprodutos como resíduos da agroindústria, bagaço de cana, casca de soja também podem ser alternativas na redução de custos. 

Além disso, a proporção de alimento fornecido é muito relevante para obtenção de bons resultados. É fundamental que o fornecimento passe por um rigoroso processo de ajustes e reajustes. Faça diariamente uma leitura de cocho.

Forneça alimentos conforme a produção e época do ano

Produção de leite (kg/vaca/dia) Concentrado (kg/vaca/dia)
Época das águas Época das secas
3 a 5 1
5 a 8 1 2
8 a 11 2 3
11 a 14  3 4
14 a 17 4 5
17 a 20 5 6

Adaptado Embrapa, 2003

É recomendado que o concentrado tenha entre 18 e 20% de proteína bruta. 

Reduza os custos com concentrado

Trabalhe a qualidade das forragens, já que elas reduzem o teor de concentrado nas dietas. Trabalhe com forrageiras adequadas à sua região. Outro ponto importante é produzir alimentos na propriedade. A produção de silagem, além de garantir alimentos para as épocas de maior escassez, ainda pode ser um forte aliado na redução de alimentos concentrados ao longo do ciclo produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá preciso de ajuda...